Pós-operatório: a importância dos cuidados para uma boa recuperação.


Obter o resultado esperado após uma cirurgia plástica envolve uma série de fatores: a escolha de um bom médico cirurgião, a realização dos preparos corretos para a cirurgia e um pós-operatório seguindo as orientações médicas.


Portanto, o pós-operatório é uma das principais etapas de uma cirurgia plástica e a etapa que mais gera dúvidas nos pacientes. Quanto tempo ficar no hospital, quais os cuidados que devem ser tomados em casa, quanto tempo dura a recuperação. Essas são apenas algumas das perguntas que recebemos de nossos pacientes.


Por isso, hoje vamos abordar tudo que você precisa saber sobre o assunto e explicar a importância dos cuidados para a sua recuperação ocorrer da melhor forma favorecendo os resultados.


Por que o pós-operatório é tão importante?

Em primeiro lugar é preciso entender que o pós-operatório é a etapa final de um procedimento cirúrgico. Etapa que o paciente sai de uma cirurgia, fica no hospital em observação por algumas horas ou alguns dias (dependendo do procedimento realizado). Ao receber alta, os cuidados indicados pelo médico devem ser seguidos à risca.


Esse período de recuperação é muito importante, pois após qualquer procedimento cirúrgico o paciente fica mais vulnerável. O sistema imunológico sofre uma baixa, fato que o deixa mais sensível a fatores externos, como infecções e complicações pós-cirúrgicas.


Neste momento, é crucial seguir as orientações médicas corretamente para evitar inflamações, inchaços e outras complicações pós-cirúrgicas que prejudicam a saúde ou afetam os resultados do procedimento.


Quanto tempo dura um pós-operatório?

O tempo de duração do pós-operatório varia muito de acordo com o tipo de procedimento realizado. Alguns procedimentos envolvem um pós-operatório mais simples e rápido, enquanto outros demandam mais cuidados e tempo.


Alguns procedimentos, por serem mais invasivos, levam mais tempo de recuperação, como é o caso de uma cirurgia de lipoaspiração. Os que são menos invasivos, como a rinoplastia, apesar da recuperação rápida, também precisam de cuidados, como em qualquer outro procedimento.


Cuidados básicos

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), os cuidados básicos em todo pós-operatório envolvem:

  • Repouso total ou parcial;

  • Seguir as instruções médicas de pós-operatório;

  • Perguntar para o médico quais remédios você pode tomar em caso de dor e tomá-los nos horários corretos;

  • Curativos: voltar ao hospital ou clínica para troca de curativos nos dias agendados;

  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada;

  • Ver com seu médico como será o procedimento de banho. Se a recomendação for não lavar o local, não lave;

  • Perguntar se o tratamento de drenagem linfática é necessário;

  • Usar cintas pós-cirúrgicas sempre que for indicado;

Lembrando que os cuidados variam de acordo com o procedimento que foi realizado, por isso é fundamental ficar atento aos cuidados que seu médico irá recomendar.


Para acessar a lista completa de cuidados pós-cirúrgicos de cada cirurgia plástica da Clínica Dr. Romão, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone: (41) 3092-3308

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo