Importância da escolha de um médico especialista

Atualizado: Fev 1


O número de cirurgias plásticas realizadas cresce a cada ano. Só no Brasil, de acordo com o censo bianual da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), apenas no ano de 2018 foram realizadas mais de 1,7 milhões de cirurgias no país, sendo 60% delas para fins estéticos.


Esta busca pela renovação da autoestima e melhoria estética ocorre em todas as idades e é procurada por ambos os sexos, sendo mais comum entre as mulheres. Contudo, antes de realizar um procedimento cirúrgico, é muito importante fazer a escolha certa do seu médico.


Evite correr riscos

Infelizmente, muitas pessoas, na busca de realizar seus sonhos estéticos, acabam realizando cirurgias com profissionais não qualificados, colocando em risco sua saúde e segurança. Anualmente, são inúmeros casos apontando irresponsabilidades médicas que colocam em risco a vida dos pacientes.


Por isso, a escolha de um bom médico especialista é fundamental. Isto garante bem-estar, segurança e resultados positivos após o procedimento.

O cirurgião plástico precisa estar sempre atualizado e apresentar domínio total das técnicas que pratica, realizando também consultas avaliativas para investigar o histórico de cada paciente e esclarecer todas as suas dúvidas.


Leia a seguir nossas dicas para realizar sua cirurgia com total segurança.


Verifique se o médico é credenciado pela SBCP

Para se tornar um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é imprescindível que o médico tenha estudado por no mínimo 11 anos a área médica (6 anos de faculdade e 5 anos de residência médica e experiência em cirurgia geral).


Após esse período, o médico passa por um teste prático e teórico para avaliar se está apto para desenvolver as atividades atribuídas a ele. Por esse motivo, é fundamental escolher um médico que seja credenciado pela SBCP.

Isto vai garantir sua segurança durante o procedimento, fazendo com que os resultados atendam suas expectativas.

Pesquise sobre o cirurgião

Depois que você já decidiu que realizará uma cirurgia plástica, precisa definir a clínica e o médico especialista que optará para fazer seu procedimento. Por isso, é preciso investir tempo em pesquisa.


Pesquise sobre a carreira, currículo e especialização do médico, a fim de entender quais são suas competências médicas e toda experiência na área em que atua.

Também vale a pena avaliar as recomendações de pacientes que já realizaram procedimentos com o médico que você está pesquisando. Por mais que cada pessoa tenha realizado um tipo de cirurgia e recebido tratamentos diferentes e específicos, todas terão algo para falar, seja elogios ou reclamações. Isso fornece um parâmetro sobre a reputação do médico perante os pacientes.


Marque uma consulta de avaliação com seu médico especialista

A primeira consulta é decisiva para sua escolha e para estabelecer uma confiança mútua entre você e o médico. Nela, você explicará para ele seus objetivos com a cirurgia plástica e poderá esclarecer todas as suas dúvidas.


Em seguida, ele avaliará sua saúde, rotina e estilo de vida, entendendo quais são seus objetivos e pedindo a realização de exames para que você possa fazer a cirurgia com segurança.

Seguindo essas dicas, você ficará seguro para realizar qualquer procedimento.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo 41 3092 3308

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo