Importância da escolha de um médico especialista
Atualizado: 1 de fev. de 2021

O número de cirurgias plásticas realizadas cresce a cada ano. Só no Brasil, de acordo com o censo bianual da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), apenas no ano de 2018 foram realizadas mais de 1,7 milhões de cirurgias no país, sendo 60% delas para fins estéticos.
Esta busca pela renovação da autoestima e melhoria estética ocorre em todas as idades e é procurada por ambos os sexos, sendo mais comum entre as mulheres. Contudo, antes de realizar um procedimento cirúrgico, é muito importante fazer a escolha certa do seu médico.
Evite correr riscos
Infelizmente, muitas pessoas, na busca de realizar seus sonhos estéticos, acabam realizando cirurgias com profissionais não qualificados, colocando em risco sua saúde e segurança. Anualmente, são inúmeros casos apontando irresponsabilidades médicas que colocam em risco a vida dos pacientes.
Por isso, a escolha de um bom médico especialista é fundamental. Isto garante bem-estar, segurança e resultados positivos após o procedimento.
O cirurgião plástico precisa estar sempre atualizado e apresentar domínio total das técnicas que pratica, realizando também consultas avaliativas para investigar o histórico de cada paciente e esclarecer todas as suas dúvidas.
Leia a seguir nossas dicas para realizar sua cirurgia com total segurança.
Verifique se o médico é credenciado pela SBCP
Para se tornar um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é imprescindível que o médico tenha estudado por no mínimo 11 anos a área médica (6 anos de faculdade e 5 anos de residência médica e experiência em cirurgia geral).
Após esse período, o médico passa por um teste prático e teórico para avaliar se está apto para desenvolver as atividades atribuídas a ele. Por esse motivo, é fundamental escolher um médico que seja credenciado pela SBCP.
Isto vai garantir sua segurança durante o procedimento, fazendo com que os resultados atendam suas expectativas.
Pesquise sobre o cirurgião
Depois que você já decidiu que realizará uma cirurgia plástica, precisa definir a clínica e o médico especialista que optará para fazer seu procedimento. Por isso, é preciso investir tempo em pesquisa.
Pesquise sobre a carreira, currículo e especialização do médico, a fim de entender quais são suas competências médicas e toda experiência na área em que atua.
Também vale a pena avaliar as recomendações de pacientes que já realizaram procedimentos com o médico que você está pesquisando. Por mais que cada pessoa tenha realizado um tipo de cirurgia e recebido tratamentos diferentes e específicos, todas terão algo para falar, seja elogios ou reclamações. Isso fornece um parâmetro sobre a reputação do médico perante os pacientes.
Marque uma consulta de avaliação com seu médico especialista
A primeira consulta é decisiva para sua escolha e para estabelecer uma confiança mútua entre você e o médico. Nela, você explicará para ele seus objetivos com a cirurgia plástica e poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
Em seguida, ele avaliará sua saúde, rotina e estilo de vida, entendendo quais são seus objetivos e pedindo a realização de exames para que você possa fazer a cirurgia com segurança.
Seguindo essas dicas, você ficará seguro para realizar qualquer procedimento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo 41 3092 3308