Abdominoplastia

abdominoplastia-683x1024.jpg
   A abdominoplastia é uma cirurgia realizada para remover o excesso de pele e de gordura da região abdominal (médio e baixo-ventre), assim como possíveis estrias da região, além de restaurar a musculatura abdominal enfraquecida. Em alguns casos, existe a possibilidade dos músculos abdominais terem se afastado por conta do volume da barriga, é a chamada diástase abdominal.

​   Muitas mulheres, após repetidas gestações, recorrem a este procedimento para melhorar o aspecto do abdômen e eliminar a flacidez na região. Pacientes que realizaram cirurgia bariátrica ou tiveram uma perda significativa de peso e ficaram com excesso de pele também possuem indicação para este procedimento.

Procedimento

    Existem 3 tipos de abdominoplastia, com finalidades diferentes:

  • Convencional ou clássica: esta versão retira quantidades moderadas de pele, exigindo o reposicionamento do umbigo e deixando uma cicatriz longa e curvada no ventre. É a mais frequente entre as realizações, sendo capaz de dar um aspecto de barriga chapada;

  • Miniabdominoplastia: tem uma extensão menor, são retirados acúmulos de gordura e de pele apenas da região inferior do ventre (abaixo do umbigo), resultando em uma cicatriz menor;

  • Circunferencial ou Belt: é realizada por meio de uma incisão que vai desde o abdômen, até às costas. Indicada para casos mais complexos, com bastante flacidez e gordura localizada.
     

   A duração do procedimento e o tamanho da incisão variam de acordo com o tipo de abdominoplastia que será realizada. O procedimento requer anestesia geral, e marcação pré-cirúrgica.

​   Na Clínica Dr. Romão Youssef, a sutura do músculo do abdômen é feita com fio de mononylon não absorvível. Este fio é muito resistente e, por isso, promove um melhor resultado após a cicatrização.

​   Após o término do procedimento, são inseridos drenos para evitar o acúmulo de líquido durante a recuperação.

 

Pós-operatório e recuperação

   

  O pós-operatório requer vários cuidados, principalmente no primeiro mês, com retornos semanais para avaliação. Durante os 10 primeiros dias, recomenda-se repouso para que o paciente não sinta dores. É indicado também dormir de barriga para cima, andar com o tronco levemente curvado para frente e fazer uso de cinta pós-cirúrgica durante o primeiro mês.

Resultado 

 

  A abdominoplastia confere ao corpo do paciente contorno, deixando a região do abdômen mais harmônica.

Antes e depois

 

   De acordo com a Resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibida a divulgação de imagens comparativas, como “antes e depois” dos tratamentos cirúrgicos e estéticos, mesmo com a autorização dos pacientes.

​  Portanto, em conformidade com esta resolução, a Clínica Dr. Romão Youssef não divulga comparativos de nenhum procedimento por meio de suas redes sociais, site ou blog.